Todos nós já passamos por isso: a reunião interminável. O que começou
como uma aparesentação potencialmente interessante sobre a nova empresa
iniciante foi transformada em morte pelo PowerPoint. Quando o
apresentador finalmente para de falar e as luzes se acendem, tudo o que
você consegue se lembrar é de ter quase caído no sono.
1- Apresentação em primeiro, PowerPoint em segundo
O maior erro que as pessoas cometem quando criam uma apresentação em
PowerPoint é que elas fazem do PowerPoint o foco da apresentação. O foco
deveria estar no apresentador e na história que ele tem pra contar. O
PowerPoint é mais eficaz para fornecer informações suplementares. A pior
coisa que um apresentador pode fazer é virar-se e ler da tela do
PowerPoint. Se todas as informações estão na tela, então não há
necessidade de um apresentador [source: Business Training Direct].
2- Conte uma história
O objetivo de qualquer apresentação é contar ao público uma ideia.
Pode ser uma abordagem para investir em uma nova empresa, um plano para
reorganizar um negócio ou uma proposta para um projeto de pesquisa
científica. Para o público entender a apresentação nos níveis
intelectual e emocional, ela precisa ser dita como um narrativa coesa -
uma história. O púbico precisar saber três coisas:
- Onde estamos agora
- Onde queremos chegar
- Como chegaremos lá
Os
slides do PowerPoint devem ser usados para comunicar essas três ideias
simples. Esta é melhor obtido com frases simples, imagens fortes e
gráficos.
3- Mostre, não escreva
Seres humanos aprendem mais visualmente. É muito mais fácil para nossos
cérebros lembrar-se de imagens fortes e únicas do que de uma série de
fatos. O PowerPoint é um programa ótimo e fácil de usar para a criação
de dúzias de diferentes tipos de gráficos e diagramas. Lembre-se que
quanto maior e mais simples for o gráfico, melhor. Por exemplo, se você
quer mostrar o ponto em que os PCs com Windows passaram a controlar a
grande maioria do mercado doméstico, mostre uam gráfico de pizza com uma
enorme parte da pizza preenchida em vermelho e com a palavra PC. Não
importa quantas declarações você cite, essa imagem vai passar a mensagem
mais rápido e segurar o público por mais tempo.
4- A regra do 10
Guy Kawasaki - ex "evangelizador" da Apple, especulador da Bolsa e guru
das palestras profissionais - criou sua famosa "Regra Kawsaki do Dez",
em que ele usa apenas 10 slides durante uma apresentação PowerPoint.
esses slides geralmente consistem de nada mais do que uma única
sentenças ou frase com uma imagem como suporte. Os dez slides dão ao
público dicas visuais poderosas que reforçam a mensagem que Kawasaki
está comunicando. E já que o público sabe que serão apenas 10 slides - e
10 principais pontos a serem cobertos na apresentação - eles sabem
quando a apresentação vai acabar. O que nos leva à nossa dica final.
5 - Mantenha-a curta
Ninguém nunca reclamou de uma apresentação PowerPoint ser muito
curta. No momento em que o pública fica entediado e para de prestar
atenção, a apresentação perde a sua eficácia. O público não apenas para
de processar novas informações, como começa a culpar o apresentador por
fazê-lo perder seu tempo. Kawasaki, por exemplo, acredita que uma apresentação ideal do PowerPoint deve durar não mais que 20 minutos.
0 comentários:
Postar um comentário